quarta-feira, 11 de julho de 2012

21 de Junho - Dia Nacional de Controle a Asma


Conhecida por ser uma doença inflamatória crônica nas vias respiratórias, a asma não tem cura. No entanto, se o tratamento for seguido de forma adequada, o paciente consegue ter uma melhor qualidade de vida. Com o intuito de incentivar o enfrentamento da doença, nesta quinta-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. A data coincide com a chegada do inverno, período que agrava ainda mais os sintomas por conta do frio e a permanência prolongada em ambientes fechados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é desencadeada por fatores alérgicos, infecções por vírus e até fatores emocionais, sendo mais comum em crianças e idosos. Ainda, segundo a OMS, existem cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o mundo. No Brasil, a doença é a é terceira maior causa de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma

Nenhum comentário:

Postar um comentário