quarta-feira, 11 de julho de 2012

11 de Junho - Dia do Educador Sanitário


O exame é feito através de uma leve picada no calcanhar do bebê, onde gotas de sangue são recolhidas para análise. Muitas doenças podem ser evitadas com alguns cuidados simples como boa alimentação, higiene pessoal, evitar o contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas, tomar todas as vacinas. Orientar as pessoas quanto a estes procedimentos é o papel do Educador Sanitário.
Ele deve fazer palestras para as pessoas menos esclarecidas.

Nossa saúde pode ser prejudicada pelas doenças causadas por microorganismo ou micróbios, vírus, bactérias e protozoários. Outras são transmitidas por parasitas, que são os vermes, ou por contágio direto ou indireto. Mas todas essas doenças podem ser evitadas com os conselhos simples, mas importantíssimos deste Educador. Para ser Educador Sanitário é necessário formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

NÍVEL HUMANO
Ser pessoa rica em valores, equilíbrio psicológico e emocional, aberta e disponível, capaz de ouvir, dialogar e trabalhar em equipe.

NÍVEL PROFISSIONAL
Ter conhecimento da realidade da saúde e ter uma capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como das ciências humanas e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário