sexta-feira, 1 de junho de 2012

25 Maio - Dia do Massagista e Massoterapeuta


-O que é Massagem?
Massagem é a manipulação dos tecidos moles do corpo com técnicas especificas que promovem ou restauram a saúde.Os Massoterapeutas utilizam  as mãos para detectar e tratar problemas nos músculos, fáscia, ligamentos e tendões do corpo humano.
 
-O que é Massoterapia?
A Massoterapia é a arte mais antiga de tratamento através das mãos, sendo um método não invasivo e totalmente natural. A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento. Portanto, Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem.
Na concepção atual Massoterapia seria a manipulação cientifica de tecidos moles para promover a restauração e/ou reeducação da função.
Massoterapia – Masso – Amassar/pressionar/fricção.
Terapia – Tratar, cuidar.
 
-Qual a função?
A terapia de Massagem científica é indicada para tratamentos de estruturas miofasciais compreendendo ligamentos, tendões músculos e fáscias persistentes ao encurtamento, deslocamento e/ou restrições que provocaram o processo de disfunção. Tal processo ocorre de maneira silenciosa através de posturas viciadas, problemas mecânicos e também após patologias. Após instalar-se no organismo de maneira indevida, o organismo começa a sofrer a perda da saúde de forma lenta levando o paciente a experimentar um estado não saudável e a função básica da massagem científica é resgatar o corpo para o estado saudável expressando novamente a vitalidade.

-Como funciona?
A aplicação da massagem ocorre em três fases onde o profissional emprega as técnicas necessárias para o atendimento, sendo eles:
1- Inicialmente é proposta uma avaliação integral do paciente/cliente;
2- Após a avaliação o profissional lançara mão de técnicas manuais, naturais e do movimento para corrigir possíveis problemas de ordem postural, mecânico, funcional e/ou bioenergético.
3- Essa busca de correção e reeducação do corpo ocorre para resgata o estado saudável que o organismo humano perde com o fator disfuncional.
Após essas etapas o paciente/cliente deverá seguir orientações de manutenção.
 Onde utilizar massagem clínica?
A massoterapia pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, e serviços públicos como privados de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário