sexta-feira, 1 de junho de 2012

20 Maio - Dia Nacional do Medicamento Genérico

Você ainda tem dúvidas sobre os medicamentos genéricos? abaixo listamos as duvidas mais frequentes.


O que são medicamentos genéricos?
O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica. É administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência tem e podendo, assim, ser intercambiável. A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico é assegurada por testes apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde.

O que são medicamentos similares?
Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação terapêutica e qualidade do medicamento de referência, mas não são intercambiáveis com este. São identificados por um nome de marca e também não são intercambiáveis com os genéricos e vice-versa.

O que são medicamentos de referência?
São medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente por registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e têm uma marca comercial conhecida.

Como identificar os medicamentos existentes no mercado brasileiro: genéricos e os de marca?
diferença está na embalagem. Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase Medicamento Genérico – Lei nº 9.787, de 1999. Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra "G" azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto.

O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de referência?
Sim. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência (ou seja, substituído) por apresentar os mesmos efeitos e a mesma segurança.

O que é princípio ativo?
É a substância existente na formulação do medicamento, responsável pelo seu efeito terapêutico, ou seja, pela sua ação no organismo. Também se denomina fármaco.

Como devem atuar os médicos no momento da prescrição da receita?
A prescrição de genéricos deve ser feita pela denominação genérica do medicamento, que é o nome oficial do princípio ativo. No âmbito dos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) é obrigatória a prescrição pela denominação genérica e, nos demais serviços de saúde, cabe ao profissional responsável a decisão pelo nome genérico ou pelo nome de marca.

Quais as vantagens do medicamento genérico?
Ter qualidade, atestada pela ANVISA e ter, comprovadamente, menor custo que o medicamento de referência correspondente.

Por que o medicamento genérico é mais barato que o medicamento de referência?
Porque os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, visto que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência. Outro motivo para os preços reduzidos dos genéricos diz respeito ao marketing. Seus fabricantes não necessitam fazer propaganda, pois não há marca a ser divulgada.

É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico?
Sim. Qualquer medicamento, exceto os de venda livre, seja de marca ou genérico, deve ser vendido mediante apresentação da prescrição médica. A automedicação é uma prática perigosa que pode causar muitos problemas à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário