quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AIDS - CARNAVAL 2012

O clima de carnaval animou hoje, na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha (RJ), o lançamento da Campanha de Prevenção à Aids no Carnaval 2012. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de representantes da luta contra a doença, como José Rayan, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids; Mauro Lima, do Movimento de Jovens Gays; e a mãe do cantor Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo.
A cerimônia começou com a premiação dos vídeos ganhadores do 1º Prêmio Cazuza de Vídeo. Promovido pela Sociedade Viva Cazuza em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS), o concurso teve como objetivo fazer com que a prevenção do HIV/Aids fosse pensada e discutida por jovens de 15 a 24 anos, buscando uma linguagem que atingisse de maneira eficiente esse público. Mais de 50 vídeos, com no máximo 27 segundos, foram enviados por jovens de todo País.
A estudante de medicina Bárbara Quinet, de Belo Horizonte (MG), ganhou o primeiro lugar, com o vídeo “Camisinha Balão”. Ela recebeu um notebook como prêmio das mãos do diretor do Departamento de DST/Aids, Dirceu Grecco, e agradeceu a todos. “Essa ideia surgiu após um convite da Universidade Federal de Minas Gerais, lugar onde estudo. Aí convidei meu irmão para concretizar minha ideia e ele fez isso com muito brilhantismo”. Assista ao vídeo da ganhadora, que está sendo divulgado no site da Viva Cazuza, junto com os outros quatro primeiros colocados:

Após a premiação, todo o material da campanha foi apresentado, inclusive o jingle do cantor Michel Teló. O conceito da campanha será: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” e tem como principal foco s jovens gays, de 15 a 24 anos. Ela será veiculada em dois momentos: a partir de hoje, antecipando o carnaval com alertas para o uso responsável do preservativo e, no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.
“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É a primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval” ressalta Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.

Logo após, o ministro Alexandre Padilha discursou destacando a importância da campanha. “No Carnaval e no Dia Mundial de Luta contra a aids chamamos a atenção da sociedade para os riscos do HIV, mas lutamos por isso durante todo o ano. Precisamos de um grande trabalho para reforçar a sensibilização dos jovens sobre o sexo seguro. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, disse.
A Acadêmicos da Rocinha encerrou a cerimônia em grande estilo: com a apresentação de seu samba-enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário