domingo, 5 de fevereiro de 2012

05 Fevereiro - Dia Nacional da Mamografia

 
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. Para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, lembrado no dia 5 de fevereiro. A data foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas.
Estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostra que, em 2012, o Brasil terá aproximadamente 52,7 mil novos casos de câncer de mama. A mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos ou segundo recomendação médica. O exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.
Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde, em maio de 2011, detectou que dos mais de mil e quinhentos mamógrafos existentes na rede pública, 85% deles estão em funcionamento. O número é quase duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira. A auditoria também apontou baixo nível de produtividade nesses equipamentos. Além disso, 15% deles estão fora de uso. Por isso, para suprir a necessidade da falta de técnicos em mamógrafos, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou, em novembro do ano passado, o curso de formação para técnicos de radiologia de nível médio. Cerca de 60 representantes de todos os estados do País participam da capacitação.
Segundo a coordenadora da SGTES, Clarisse Ferraz, esse trabalho preparou os professores para oferecerem cursos de técnicas radiológicas, em especial de mamografia, em seus respectivos estados. “Com isso, vamos cumprir um quadro de docentes para as escolas técnicas iniciarem seus cursos técnicos em radiologia, que darão suporte na realização de exames de mamografia, tomografia e ressonância, por exemplo”, explicou Clarisse.
Com investimentos do Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama objetiva reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres. Fafá de Belém é a madrinha do Programa Nacional de Qualidade de Mamografia. No vídeo abaixo, ela destaca a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário