quinta-feira, 12 de julho de 2012

1º de Julho - Você sabe para que serve a vacina BCG?


O que são as vacinas
A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças.
As primeiras vacinas foram descobertas há mais de duzentos anos. Atualmente, técnicas modernas são utilizadas para preparar as vacinas em laboratórios. As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados.
As vacinas podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca). Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama imunidade.

Rotina e campanha
Para que a vacinação seja eficaz, é importante que as pessoas procurem uma sala de vacinação para serem vacinadas, nas idades recomendadas - essa é a chamada vacinação de rotina. Também existem as campanhas de vacinação como, por exemplo, a campanha contra a poliomielite e a campanha do idoso (contra a gripe), que acontecem todo ano.
Além de serem vacinadas nas idades recomendadas pelo calendário do Ministério da Saúde, as pessoas também devem receber as vacinas oferecidas nas campanhas de vacinação. Isto é, uma não exclui a outra.

TIPOS DE VACINAS

Vacina BCG: obtida a partir de bactéria viva atenuada.

Como é aplicada? 
Por via intradérmica (injeção sob a pele) de preferência no braço direito. É necessária somente uma dose da vacina e o Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço de seis a dez anos.

Quem deve tomar?Todas as crianças.

Quando é preciso tomar a vacina?
Após o nascimento, na maternidade, em apenas uma dose.

Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.
A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.


Vacina VOP: produzida a partir de polivírus vivo atenuado.

Como é aplicada? Por via oral. Em três doses, com intervalo de sessenta dias entre cada dose. Cada dose corresponde a duas gotas.

Quem deve tomar? Todas as crianças menores de cinco anos, a partir de dois meses de idade.

Quando é preciso tomar a vacina?
Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses. No Brasil, além disso, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem receber a vacina nos dias de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, independentemente de já estarem com suas vacinas em dia.

Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita geralmente nas pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.


Vacina Contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite causada por haemophilus (Vacina Tetravalente)
Combinação da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP), feita com bactérias mortas e produtos de bactérias (toxinas), com a vacina contra Haemophilus Influenzae tipo b (Hib), produzida com substâncias da parede da bactéria.

Como é aplicada? 
Por injeção via intramuscular no vasto lateral da coxa (em crianças com menos de dois anos) ou na parte superior do braço - músculo deltóide (em crianças com mais de dois anos). Em três doses, com intervalo de sessenta dias entre cada uma.
Quem deve tomar?
Todas as crianças.
Quando é preciso tomar a vacina?
Aos dois, quatro e seis meses. Aos quinze meses, é necessária uma dose de reforço só com a DTP. A criança deverá receber ainda uma outra dose aos dez ou onze anos com a vacina dupla adulto (difteria e tétano).
Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a Haemophilus influenzae do tipo b, que causa um tipo de meningite. 
A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.

difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.

tétano é uma infecção, causada por uma toxina (substância tóxica) produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

 A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.

Haemophilus influenzae do tipo b é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia.A doença mais grave é a meningite, que tem início súbito, com febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca (pescoço duro). A meningite é uma doença grave e pode levar à morte.

Vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba (Tríplice Viral - SRC)
Combinação de vírus vivos atenuados

Como é aplicada? Por injeção via subcutânea (sob a pele). Deve ser aplicada na parte superior do braço - músculo deltóide. É necessária somente uma dose da vacina.
Quem deve tomar? Todas as crianças.
Quando é preciso tomar a vacina? Aos doze meses de idade e nos momentos em que ocorrerem as campanhas de seguimento para vacinação contra o sarampo.
Quais os benefícios da vacina? Proteção contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.


sarampo é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados.
Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarréias e pode levar morte, principalmente em crianças pequenas.

A rubéola é uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que atinge principalmente crianças e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço e se espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.

A caxumba é uma doença viral, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e sub-mandibulares).
O maior perigo é a caxumba "descer", isto é, causar inflamação dos testículos principalmente em homens adultos, que podem ficar sem poder ter filhos depois da infecção. Pode causar ainda inflamação dos ovários nas mulheres e meningite viral. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.


Vacina contra Hepatite B
Obtida por técnicas de engenharia genética, a partir de componentes do vírus da Hepatite B.

Como é aplicada? 
Por injeção via intramuscular no vasto lateral da coxa (em crianças com menos de dois anos) ou na parte superior do braço - músculo deltóide (em crianças com mais de dois anos). São necessárias três doses da vacina: a primeira logo após o nascimento, a segunda trinta dias após a primeira, a terceira seis meses após a primeira.

Quem deve tomar?
Todas as crianças.

Quando é preciso tomar a vacina?
A primeira dose, ainda na maternidade. A segunda dose, com um mês de idade. A terceira dose, com seis meses.

Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.


Vacina contra Febre Amarela
Vacina constituída de vírus vivos atenuados.

Como é aplicada? Por injeção via subcutânea (sob a pele) na parte superior do braço - músculo deltóide. Uma dose, com reforço a cada dez anos.

Quem deve tomar? Crianças, a partir dos seis meses de idade, em regiões endêmicas (onde há casos da doença em humanos).
Em regiões onde há circulação do vírus entre animais (macacos), mas não em humanos, a vacina deve ser dada aos nove meses de idade. A vacina deve ser dada ainda a todas as pessoas que pretenderem viajar para locais onde a febre amarela é endêmica.
Veja, no mapa abaixo, as indicações de idade para a vacinação contra a febre amarela nos estados do Brasil.

    

Quando é preciso tomar a vacina? Aos seis ou aos nove meses, dependendo da região. Os adultos podem tomar em qualquer idade. A vacina protege o organismo por apenas dez anos. Portanto, é necessário tomar uma nova dose da vacina a cada dez anos.

Quais os benefícios da vacina?Proteção contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito.

O Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela, causando a febre amarela urbana, o que, desde 1942, não ocorre no Brasil. A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, em regiões fora das cidades.
É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.




Tipos de drogas


DROGAS NATURAIS

Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.

Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.

DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

DROGAS SINTÉTICAS

Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.

Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.

DROGAS SEMI - SINTÉTICAS

Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.

Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.

Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.

Outras Drogas: inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarro
Bebidas Alcoólicas
Boa noite Cinderela
Cola de Sapateiro
Inalantes
Lança Perfume
Cigarro e os Males do Cigarro
Charuto
Narguilé

26 de Junho - Dia Internacional de Combate as Drogas



A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.

Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.

Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas. Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas. Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".

Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.

Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".

Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.

A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

21 de Junho - Dia Nacional de Controle a Asma


Conhecida por ser uma doença inflamatória crônica nas vias respiratórias, a asma não tem cura. No entanto, se o tratamento for seguido de forma adequada, o paciente consegue ter uma melhor qualidade de vida. Com o intuito de incentivar o enfrentamento da doença, nesta quinta-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. A data coincide com a chegada do inverno, período que agrava ainda mais os sintomas por conta do frio e a permanência prolongada em ambientes fechados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é desencadeada por fatores alérgicos, infecções por vírus e até fatores emocionais, sendo mais comum em crianças e idosos. Ainda, segundo a OMS, existem cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o mundo. No Brasil, a doença é a é terceira maior causa de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma

18 de Junho - Dia do Químico


Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.

Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos.
E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

O QUE FAZ?
O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.
O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos.
Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.
E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.

A CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS
A alquimia é considerada uma das ciências mais antigas, tendo influenciado todas as demais.
Precursora da química, seu objetivo era compreender a natureza e reproduzir seus fenômenos para atingir um estado superior de consciência.
Em seus experimentos de laboratório, os alquimistas buscavam duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar metais em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de prolongá-la indefinidamente.
Além de legarem à química a descoberta de substâncias e experiências químicas, os alquimistas deixaram receitas sobre como obter a pólvora e o álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que elementos como o arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram por eles descobertos.

11 de Junho - Dia do Educador Sanitário


O exame é feito através de uma leve picada no calcanhar do bebê, onde gotas de sangue são recolhidas para análise. Muitas doenças podem ser evitadas com alguns cuidados simples como boa alimentação, higiene pessoal, evitar o contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas, tomar todas as vacinas. Orientar as pessoas quanto a estes procedimentos é o papel do Educador Sanitário.
Ele deve fazer palestras para as pessoas menos esclarecidas.

Nossa saúde pode ser prejudicada pelas doenças causadas por microorganismo ou micróbios, vírus, bactérias e protozoários. Outras são transmitidas por parasitas, que são os vermes, ou por contágio direto ou indireto. Mas todas essas doenças podem ser evitadas com os conselhos simples, mas importantíssimos deste Educador. Para ser Educador Sanitário é necessário formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

NÍVEL HUMANO
Ser pessoa rica em valores, equilíbrio psicológico e emocional, aberta e disponível, capaz de ouvir, dialogar e trabalhar em equipe.

NÍVEL PROFISSIONAL
Ter conhecimento da realidade da saúde e ter uma capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como das ciências humanas e sociais.

9 de Junho - Dia Mundial da Imunização



Imunizar é tornar o organismo resistente e capaz de reagir à presença de certos agentes (doenças, venenos de animais e outros).
Nós temos dois tipos de imunidade: a natural, desenvolvida pelo próprio organismo e que protege as pessoas contra infecções e doenças, e a imunidade adquirida, aquela que o organismo desenvolve após receber vacinas e soros (imunização passiva).
A vacina é uma substância não reagente, geralmente feita do vírus da doença, morto ou inoculado, que é injetado no corpo humano ou de animais. O corpo não reconhece que o vírus está morto e vai fabricar substâncias que vão combatê-lo. Assim quando o organismo estiver suscetível ao contágio da doença, ele já terá criado anticorpos para defendê-lo.

06 de Junho - Dia Nacional do Teste do Pezinho


Realizado nas primeiras 48 horas de vida, o teste do pezinho detecta doenças que podem levar a deficiências intelectuais e outras sequelas. Hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e hemoglobinopatias e deficiência da biotinidase, são algumas das anomalias que podem ser diagnosticadas com o exame. Se não tratadas a tempo, as duas primeiras doenças podem desenvolver a deficiência intelectual e, as demais, causar prejuízos à qualidade de vida do bebê.

Ao ser detectado alguma alteração no teste, os pais são orientados pelo pediatra sobre os exames que a criança deve fazer. Além disso, o teste do pezinho é novamente realizado para confirmação do diagnóstico. O tratamento de algumas doenças é conduzido pelo SUS e, caso seja identificado algum tipo de deficiência mental, centros de apoio ao excepcional, espalhados pelo Brasil, fornecem orientações às famílias.

 Teste do Pezinho
O que é: coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido;
Doenças diagnosticadas: fenilcetonúria, hipotireoidismo e anemia falciforme;
Quando deve ser feito: o ideal é entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê e 48 horas a primeira mamada;
Onde fazer: O teste pode ser feito nos postos de saúde municipais;
Custo: o exame é gratuito pelo SUS 

01 á 05 de Junho - Semana Mundial de Meio Ambiente


O meio ambiente e a ecologia são preocupações em todo mundo deste meados do século XX e, também foi nesse século que um biólogo alemão, Ernst Heackel (1832-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome Ecologia para essa área da biologia.
Celebrado de várias maneiras, tais como: paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamento de campanhas de limpeza nas cidades, o dia 5 de junho é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para as necessidades de ações urgentes.
A Constituição Federal, ao consagrar o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como um direito do cidadão, estabelece vínculo entre qualidade ambiental e cidadania. Para garantir a efetividade desse direito, a Carta Magna determina como uma das obrigações do Poder Público a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública.
Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida. Este sim, seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.
Podemos, cada um de nós, fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que mais precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chaves para sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS
1. Estabeleça princípios ambientalistas: estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas;

2. Faça uma investigação de recursos e processos: confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo esforço humano;

3. Estabeleça uma política ecológica de compras: priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis;

4. Incentive seus colegas: fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta;

5. Não desperdice: ajude a implementar e participe da coleta seletiva de lixo;

6. Evite poluir seu meio ambiente: faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos;

7. Evite riscos: verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforça para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema! Antecipe-se!!

8. Anote seus resultados: registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados. Isso ajuda não só que você se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas;

9. Comunique-se: no caso de problemas que possam prejudicar seus vizinho e outras pessoas, tome a incitava de informar a tempo hábil para possam minimizar prejuízos;

10. Arranje tempo para o trabalho voluntário: considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta a efetiva para melhoria da vida do planeta.