domingo, 12 de fevereiro de 2012

05 Fevereiro - Dia da Papiloscopia

Papiloscopia é uma ciência cujo objetivo é a identificação de pessoas através de suas saliências da pele, as papilas dérmicas, que existem na palma das mãos e sola dos pés, sendo mais conhecida pelo estudo das impressões digitais.

A papiloscopia no Brasil
Em 1901, durante o 3° Congresso Científico Latino Americano, realizado na cidade de Montevidéu, Uruguai, foi apresentado o método datiloscópio. Esse método foi adotado oficialmente no Brasil em 5 de fevereiro de 1903, conforme o decreto n° 4764. Surgia no país a papiloscopia, e passou-se a considerar a impressão digital de uma pessoa como uma prova conclusiva sobre a identidade do indivíduo.

 São funções do papiloscopista:
  • Elaborar peças de caráter técnico referentes a documentos ou fragmentos de impressões digitais colhidos em locais de crimes;
  • Realizar diligências policiais e participar de operações, quando requisitado pela autoridade competente.
  • Identificação neonatal (impressões podoscópicas em recém-nascidos);
  • Colher impressões digitais para os requerimentos de documentação da população;
  • Realizar os exames de Representação Facial Humana (Retratos Falados, Projeções de Envelhecimento, de forma manual ou com auxílio de ferramentas computacionais;
  • Realizar exames de projeção de envelhecimento em casos de desaparecidos;
  • Realizar a identificação papiloscópica de indivíduos nos casos previstos em lei;
  • Coordenar e organizar os arquivos de impressões digitais conforme as técnicas de classificação das estruturas das cristas papilares;
  • Consultar, incluir e emitir a folha de antecedentes criminais sobre uma pessoa (para instrução de inquéritos policiais, processos judiciais e certidões);
  • Proceder consultas criminais diversas;
  • Gerenciar a inclusão dos dados civis e criminais de indivíduos nos sistemas informatizados públicos.
Entre outras funções.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

05 Fevereiro - Dia Nacional da Mamografia

 
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. Para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, lembrado no dia 5 de fevereiro. A data foi escolhida por ser o dia dedicado à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas.
Estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostra que, em 2012, o Brasil terá aproximadamente 52,7 mil novos casos de câncer de mama. A mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos ou segundo recomendação médica. O exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.
Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde, em maio de 2011, detectou que dos mais de mil e quinhentos mamógrafos existentes na rede pública, 85% deles estão em funcionamento. O número é quase duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira. A auditoria também apontou baixo nível de produtividade nesses equipamentos. Além disso, 15% deles estão fora de uso. Por isso, para suprir a necessidade da falta de técnicos em mamógrafos, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou, em novembro do ano passado, o curso de formação para técnicos de radiologia de nível médio. Cerca de 60 representantes de todos os estados do País participam da capacitação.
Segundo a coordenadora da SGTES, Clarisse Ferraz, esse trabalho preparou os professores para oferecerem cursos de técnicas radiológicas, em especial de mamografia, em seus respectivos estados. “Com isso, vamos cumprir um quadro de docentes para as escolas técnicas iniciarem seus cursos técnicos em radiologia, que darão suporte na realização de exames de mamografia, tomografia e ressonância, por exemplo”, explicou Clarisse.
Com investimentos do Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama objetiva reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres. Fafá de Belém é a madrinha do Programa Nacional de Qualidade de Mamografia. No vídeo abaixo, ela destaca a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
 

04 Fevereiro - Dia Mundial de luta contra o CÂNCER

Para chamar a atenção de todos sobre medidas de prevenção e combate ao câncer, neste sábado, 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem o apoio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar (INCA).
Segundo a União Internacional de Combate ao Câncer UICC, a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. A previsão é de que o número de novos casos em todo o mundo chegue a 26 milhões de mortes até 2030, caso não sejam adotadas ações eficazes, principalmente em função do crescimento da incidência da doença em países de baixa e média renda. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte e a previsão é de mais de 500 mil novos casos este ano, principalmente de câncer de pele que atinge homens e mulheres.

Existem algumas medidas para evitar o desenvolvimento do câncer. Confira abaixo as principais dicas para se proteger:

1. Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.

2. Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada. Apesar de o azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.

3. Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar ou dançar.

4. Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

5. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

6. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser feitos mesmo que a mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, deve ficar mais atenta. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.

7. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada um ou dois anos.

9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.10. Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AIDS - CARNAVAL 2012 - Parte II

Cartaz divulgação AIDS Carnaval 2012 direcionado ao publico homossexual

Cartaz prevenção AIDS_direcionado aos travestis

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AIDS - CARNAVAL 2012

O clima de carnaval animou hoje, na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha (RJ), o lançamento da Campanha de Prevenção à Aids no Carnaval 2012. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de representantes da luta contra a doença, como José Rayan, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids; Mauro Lima, do Movimento de Jovens Gays; e a mãe do cantor Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo.
A cerimônia começou com a premiação dos vídeos ganhadores do 1º Prêmio Cazuza de Vídeo. Promovido pela Sociedade Viva Cazuza em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS), o concurso teve como objetivo fazer com que a prevenção do HIV/Aids fosse pensada e discutida por jovens de 15 a 24 anos, buscando uma linguagem que atingisse de maneira eficiente esse público. Mais de 50 vídeos, com no máximo 27 segundos, foram enviados por jovens de todo País.
A estudante de medicina Bárbara Quinet, de Belo Horizonte (MG), ganhou o primeiro lugar, com o vídeo “Camisinha Balão”. Ela recebeu um notebook como prêmio das mãos do diretor do Departamento de DST/Aids, Dirceu Grecco, e agradeceu a todos. “Essa ideia surgiu após um convite da Universidade Federal de Minas Gerais, lugar onde estudo. Aí convidei meu irmão para concretizar minha ideia e ele fez isso com muito brilhantismo”. Assista ao vídeo da ganhadora, que está sendo divulgado no site da Viva Cazuza, junto com os outros quatro primeiros colocados:

Após a premiação, todo o material da campanha foi apresentado, inclusive o jingle do cantor Michel Teló. O conceito da campanha será: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua” e tem como principal foco s jovens gays, de 15 a 24 anos. Ela será veiculada em dois momentos: a partir de hoje, antecipando o carnaval com alertas para o uso responsável do preservativo e, no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.
“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É a primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval” ressalta Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.

Logo após, o ministro Alexandre Padilha discursou destacando a importância da campanha. “No Carnaval e no Dia Mundial de Luta contra a aids chamamos a atenção da sociedade para os riscos do HIV, mas lutamos por isso durante todo o ano. Precisamos de um grande trabalho para reforçar a sensibilização dos jovens sobre o sexo seguro. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, disse.
A Acadêmicos da Rocinha encerrou a cerimônia em grande estilo: com a apresentação de seu samba-enredo.